Header Ads

Como traduzir o menu de reinicialização (4 Way Reboot) de uma ROM customizada

Credits for this image: Androiding How


Muitas vezes instalamos alguma ROM customizada que vem com aquele "defeitinho" de tradução, e isso incomoda - principalmente as pessoas que valorizam a estética, assim como eu. Observando que muitas pessoas querem resolver esses defeitos, eu vou publicar uma série de 10 posts com o intuito de arrumar bugs de ROMs. Este é post 1.

Menu de reinicialização avançado - ou mais conhecido como "Advanced Reboot" -, é um menu personalizado que está presente em diversas ROMs (CM, AOKP). Os nomes "científicos" desse menu são: 5 WAY REBOOT4 WAY REBOOT3 WAY TO REBOOT e ADVANCED REBOOT.

O tutorial é simples e relativamente rápido, porém você precisa de 3 recursos essenciais antes de começar, são eles: PCBaksmali e Notepad++.
Baksmali: serve para descompilar arquivos .jar do Android, o download e tutorial já foram postados aqui no site e podem ser encontrados clicando aqui.
Notepad++: serve para editar blocos de códigos, desde html até .smali, o download está disponível clicando aqui.

  1. Com a ajuda de um file manager, passe o aquivo android.police.jar para o seu PC.
    Esse arquivo se encontra em /system/framework.
  2. No seu PC, descompacte o Baksmali, coloque o seu android.police.jar na pasta "put-file-here" abra o arquivo "Baksmali_tool" e aperte Enter, logo em seguida pressione 1 e pressione Enter novamente.
  3. Abra a pasta "project"  e em seguida abra "android.policy.jar_classout", depois abra "com" "android" > "internal" "policy" > "impl" e abra o arquivo "GlobalActions$SinglePressAction.smali" (pode ser que apareça sem o .smali)
  4. Aperte CTRL + F simultaneamente para ativar o recurso "localizar", em seguida digite a palavra-chave que você quer localizar e mude-a para o texto desejado.
  5. Se quiser mudar o texto que aparece na parte superior do menu, repita o Passo 4, porém, no arquivo "GlobalActions$99".
  6. Depois de feitas todas as alterações, abra novamente o "Baksmali_tool" e aperte Enter, em seguida pressione 2 e aperte Enter novamente.
  7. Se você tiver seguido todos os passos corretamente, o arquivo irá compilar e estará na pasta finish. Passe-o para o seu dispositivo mobile substituindo o original e não esqueça de colocar as permissões rw-r--r-- (IMPORTANTE!!!)

Dúvidas no campo de comentários, responderei todas o mais rápido possível.

Nenhum comentário